Módulo 1

Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE


Semanas 2 e 3 – 7 abril a 20 abril


 Atividades Módulo I
 • Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários da página web
 • Partilha do URL da atividade no espaço - http://inctec2014.blogspot.pt/2014/02/topico-1-registo-da-atividade.html
 • Submissão no respetivo formulário

 1. Atividades comuns para todos os participantes:
 a) Ler e explorar os recursos recomendados.
 b) Comentário individual no fórum – discussão de tema.

 2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):
 a) Selecione um documento de referência, constante dos recursos do módulo 1 (publicações do MEC ou da Agência Europeia) e elabore um esquema, sintetizando os principais aspetos. Poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação ou mapa de conceitos (Bubbl.us; Mindomo; MindMeister; Mind42; Xmind; veja no guião do curso em ferramentas e demos). Submeta  o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  nos  e-portefólios individuais.

Mapa de conceitos sobre
Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo
(Trabalho do grupo "Infoinclusão em VVD & BCL" com a professora Martinha Soares)

 O mesmo mapa elaborado em https://www.text2mindmap.com/ 

Comentário ao Módulo 1:

Penso que a maior barreira é a falta de recursos humanos uma vez que cada aluno autista, por exemplo, necessita de um professor de educação especial ou de um assistente operacional. As unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo vieram responder um pouco a essa necessidade.

 b) Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. Poderá utilizar qualquer ferramenta de timeline (Tiki-Toki, Dipity,Timeglider…veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.
c)Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas (Prezi, Slideshare, Knovio, Lino… consulte guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.  

1 comentário:

  1. Penso que a maior barreira é a falta de recursos humanos uma vez que cada aluno autista, por exemplo, necessita de um professor de educação especial ou de um assistente operacional. As unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo vieram responder um pouco a essa necessidade.
    Têm ou já tiveram alunos autistas na sala de aula? Qual a vossa experiência?

    ResponderEliminar