Módulo 4

Recursos educativos abertos acessíveis


Semanas 8 e 9 – 19 maio a 1 junho 2014 

 Atividades Módulo 4 
1. Atividades  comuns para todos os participantes: 
a) Ler e explorar os recursos recomendados. 
b) Comentário individual no fórum – discussão de tema. 

2. Trabalho individual ou em grupo 
a) Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros (experimente uma das ferramentas: book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.



Já tinha ouvido falar na ferramenta storybird pelo que resolvi experimentar. Embora seja de matemática, parece-me não ser possível inserir símbolos, criei uma história sobre o Teorema de Tales. Também não sei se será possível inserir outras imagens...
O trabalho apresentado é do grupo infoinclusão em VVD & BCL em colaboração com a professora Martinha Soares.

http://storybird.com/books/altura-da-piramide/?token=rg6d9pq2fx



b) Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no fórum. Registe  no  e-portefólio individual.  

Olá a todos,


Para comentar escolhi o trabalho do grupo DDJ que se encontra em http://storybird.com/books/um-mundo-so/?token=kkg4epwb6h 
Como também usei o storybird fiquei curiosa sobre trabalhos em que utilizaram esta ferramenta...
Penso que foram muito criativos ao utilizarem as imagens disponíveis no site pois tiveram de adaptar a história às imagens. 
Na minha opinião esta ferramenta apela mesma à criatividade...

Bom trabalho! Obrigada pela partilha.


1 comentário:

  1. Na minha opinião os recursos educativos abertos são uma mais valia para a educação, quer para professores quer para alunos.
    Ganha-se em tempo, porque se pode utilizar algo que precisamos e que foi elaborado por outra pessoa que decidiu partilhar na internet o seu trabalho.
    Por outro lado, podemos também elaborar trabalhos e disponibilizá-los de forma livre. É uma partilha de conhecimento e também uma entreajuda.

    ResponderEliminar