Módulo 3

Desenho universal da aprendizagem

Semanas 6 e 7 – 5 maio a 18 maio 2014 

 Atividades Módulo 3
 a) Ler e explorar os recursos recomendados.
b) Comentário individual no fórum – discussão de tema.

2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):
Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o URL fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual. Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual. Selecione um vídeo no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de crianças/jovens com que lida ou com quem teve contacto. Elabore uma reflexão  em formato de apresentação. Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual. Comentário ao módulo 3: Concordo com a teoria das inteligências múltiplas quando afirma que "uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência". Afinal somos todos diferentes, não somos? Portanto aprendemos também de forma diferente. Trabalho do grupo infoinclusão em VVD & BCL (professoreas Teresa Xavier e Martinha Soares) A webquest realizada no âmbito do módulo 3 encontra-se em www.zunal.com/webquest.php?w=244875



Respondi ao questionário  VARK  http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=questionnaire e obtive o seguinte resultado:

 Your scores were:

Visual: 4
Aural: 5
Read/Write: 3
Kinesthetic: 9
You have a strong Kinesthetic learning preference.
Use the following helpsheets for study strategies that apply to your learning preference:

http://www.vark-learn.com/english/page.asp?p=helpsheets


Penso que este questionário poderá ser aplicado aos alunos no início do ano letivo. Dá-nos uma grande ajuda.

1 comentário:

  1. Concordo com a teoria das inteligências múltiplas quando afirma que "uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência". Afinal somos todos diferentes, não somos? Portanto aprendemos também de forma diferente

    ResponderEliminar